Zonas de cultivo estão livres de minas

Fotografia: Nicolau Vasco

Fotografia: Nicolau Vasco

A brigada de engenharia militar das Forças Armadas Angolanas (FAA) entregou à administração comunal de Jamba Cueio, 115 quilómetros a sul de Menongue, 113.934 metros quadrados de terras aráveis livre de minas.

Desde Fevereiro de 2013 até Dezembro do ano passado, foram removidos no local 156 minas anti-pessoal, oito minas anti-tanque, seis uxos, dois obuses de morteiro de 82 milímetros, cinco projecteis de RPG 7 e 531 munições de diversos calibres.
O comandante da brigada de engenharia militar, capitão Domingos Benedito Vunje, disse que a operação de desminagem teve a participação de 54 sapadores equipados com detectores electrónicos do tipo “Index” e que vão prosseguir com o processo de desminagem nos restantes 754.371 metros quadrados de zonas suspeitas de minas na comuna de Jamba Cueio.
Domingos Benedito Vunje salientou que a brigada de desminagem das FAA vai entregar todos os campos desminados à população para o cultivo e a pastorícia e possibilitar ao Executivo a reabilitação de estradas, pontes, caminhos-de-ferro e aberturas de vias de acesso, tornando possível a circulação de pessoas e bens.
“A nossa maior prioridade é a limpeza de todas as reservas fundiárias, para darmos resposta às preocupações do Governo Provincial, que pretende executar os programas de combate à pobreza”, disse.
O vice-governador para o sector político e social, Pedro Camelo, sublinhou que “a população local tem mais campos livres para o cultivo e para circular em segurança”.
O Governo Provincial está a trabalhar afincadamente na desminagem de todos os campos minados identificados na província, para o relançamento da actividade agrícola, habitação social, reparação de estradas, pontes, e outros equipamentos sociais.

FacebookTwitterGoogle+