Vida e obra de Neto retratadas em exposição virtual

MARIA EUGÉNIA NETO E O EMBAIXADOR CARLOS ALBERTO FONSECA, DIANTE DO BUSTO DE AGOSTINHO NETO, NA EMBAIXADA DE ANGOLA EM LISBOA FOTO: CEDIDA

MARIA EUGÉNIA NETO E O EMBAIXADOR CARLOS ALBERTO FONSECA, DIANTE DO BUSTO DE AGOSTINHO NETO, NA EMBAIXADA DE ANGOLA EM LISBOA
FOTO: CEDIDA

O site da Embaixada de Angola em Portugal inaugurou, esta quinta-feira, uma exposição virtual denominada Dr. António Agostinho Neto – Memórias Fotográficas”, em cerimónia presenciada pela viúva do primeiro Presidente angolano, Maria Eugénia Neto. 

A mostra, alojada no endereço electrónico  www.embaixadadeangola.pt,  é composta por 57 fotografias que retratam aquilo que foi a vida e a obra do Fundador da Nação angolana.

Em saudação ainda ao Dia do Herói Nacional, o embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, depositou uma coroa de flores no busto de Agostinho Neto, que se encontra nas instalações dessa missão diplomática.

Neste espírito, será realizada, ainda na sexta-feira (18), uma conferência virtual transmitida através do aplicativo “Zoom”, denominada “A Consciência Nacionalista Angolana na Poesia de Agostinho Neto”.

 O encontro contará com a participação de 10 personalidades nacionais e estrangeiras.

 Este ano, contrariamente ao que sucedeu em anos anteriores, devido às medidas de contingência impostas pela Covid-19, a cerimónia foi restrita e meramente simbólica.

 Nascido na comuna de Ícolo e Bengo, a 17 de Setembro de 1922, António Agostinho Neto faleceu em Moscovo, ex-União Soviética, a 10 de Setembro de 1979.

Governou o país desde a independência até a sua morte (1975/1979).

Foi um médico, formado em medicina (em Coimbra), político e escritor angolano, autor de várias obras literárias, entre as quais “Sagrada Esperança”.

FacebookTwitterGoogle+