Vice-Presidente terminou a visita

Fotografia: Rogério Tuti

Fotografia: Rogério Tuti

O Vice-Presidente da República terminou ontem a sua visita oficial de quatro dias a Indonésia destinada a reforçar as relações de cooperação.

Manuel Vicente foi recebido em audiência pelo Presidente da Indonésia, Joko Widodo, a quem transmitiu verbalmente uma mensagem do Chefe de Estado angolano, felicitando-o pela recente eleição e tomada de posse a 20 de Outubro.
O Presidente José Eduardo dos Santos manifesta disponibilidade e interesse de reforçar a cooperação nos mais variados sectores.
Manuel Vicente teve também um encontro com o homólogo, Muhammad Jusuf Kalla e testemunhou a assinatura de um acordo quadro de cooperação para a maximização dos resultados de exportação de petróleo e gás entre as empresas petrolíferas Sonangol e Pertamina.
O vice-presidente da República declarou à imprensa que os dois países pretendem aumentar a cooperação nos sectores energéticos na perspectiva de uma complementaridade económica com vantagens recíprocas.
A ideia, referiu, é a de juntos investirem em Angola, na Indonésia e noutras partes do mundo, onde haja interesse comum, nos domínios da exploração, produção e comercialização do crude e de derivados do petróleo. Manuel Vicente afirmou que, no quadro da cooperação bilateral, os dois Governos estudam a possibilidade de Angola ajudar a cobrir o défice energético da Indonésia, que já foi exportador de petróleo.
O Vice-Presidente disse que a Sonangol e a Pertnamina vão fazer uma boa parceria na pesquisa, produção e comercialização do crude, e que vão conseguir criar capacidades técnicas para participar conjuntamente em licitações para explorar petróleo e derivados.  O maior desafio, salientou, é a captação de recursos financeiros para concretizar os grandes planos e o recrutamento e formação de pessoal.
Da delegação angolana faziam também parte o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, o embaixador angolano em Singapura e acreditado na Indonésia, Fidelino Loy Figueiredo, e altos funcionários da Presidência da República e do Gabinete do Vice-Presidente da República.

FacebookTwitterGoogle+