VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA DESTACA QUALIDADES DE JORGE SAMPAIO

Vice-presidente da República, Bornito de Sousa

O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, destacou, este domingo, em Lisboa, o legado democrático do antigo Estadista português, Jorge Sampaio, que foi sepultado hoje no cemitério do Alto São João.

Bornito de Sousa participou, na capital portuguesa, nas exéquias do ex-Presidente português, falecido sábado aos 81 anos, em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

O Vice-presidente da República ressaltou, na ocasião, a importância de Jorge Sampaio, no processo de pacificação de Angola.

Distintas personalidades internacionais como o rei de Espanha, o primeiro-ministro de Cabo Verde e o presidente do Parlamento de Timor Leste, entre outras, marcaram também presença no último adeus ao antigo Presidente da República portuguesa.

O funeral de Jorge Sampaio foi marcado por discursos emocionantes de familiares e autoridades, que destacaram a importância e legado democrático do político.

Recordaram momentos enfrentados pelo político “nos dias cinzentos e de chumbo da ditadura”.

As cerimónias fúnebres foram pensadas para combinar as honras de Estado de um ex-Presidente da República com algumas características da sua personalidade e do seu percurso político.

O antigo Presidente foi relembrado como uma das mais proeminentes figuras políticas da sua geração e pelos  destacados cargos desempenhados na ONU.

O seu funeral foi o segundo em tempos de democracia naquele país europeu com honras de Estado. O primeiro teve lugar em Janeiro de 2017 quando morreu Mario Soares, também antigo Estadista luso.

O velório de Jorge Sampaio decorreu no antigo picadeiro real em Belém, com a cerimónia a ter lugar no claustro do Mosteiro dos Jerónimos e o funeral no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

O Governo português decretou três dias de luto nacional, entre sábado e segunda-feira, pela morte do antigo Presidente da República.

Jorge Fernando Branco de Sampaio, que nasceu em Lisboa, em 1939, foi Presidente da República portuguesa durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.

Em 1989, foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.

Na sua passagem pela ONU, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante para a Aliança das Civilizações.

Numa mensagem de condolências dirigida à família e ao povo português, o Presidente João Lourenço manifestou “profundo sentimento de pesar” pelo falecimento do antigo Presidente da República Portuguesa.

Mensagem do PR

O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, entregou hoje, na capital portuguesa, uma mensagem do Presidente João Lourenço ao Chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa.

O encontro do Vice-presidente da República com o Estadista português decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, na presença do embaixador angolano em Portugal, Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca.

FacebookTwitterGoogle+