Universidade de Cabinda forma os primeiros médicos

A Faculdade de Medicina da Universidade 11 de Novembro, em Cabinda, formou os primeiros 48 médicos.

Falando na cerimónia de entrega dos diplomas, a governadora  Aldina da Lomba disse  que o seu governo deu instruções ao sector da saúde para contratar os novos quadros na função pública, a partir da próxima segunda-feira.

“Os novos médicos podem ser colocados nas diversas unidades sanitárias existentes na província, nomeadamente no Yema, Miconge, Massabi e Zenze do Lucula”, acrescentou. O ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento,  esteve presente na cerimónia e salientou que desde o alcance da paz, em 2002, multiplicaram-se as realizações que engrandecem cada vez mais Angola e que orgulham os angolanos.A entrega de diplomas aos primeiros médicos formados em Cabinda, sublinhou o ministro, é um feito a realçar.

Agradeceu o apoio de Cuba na formação dos novos quadros.Durante a cerimónia, os 48 novos médicos fizeram o “Juramento de Hipócrates”. Em 2008 60 estudantes matricularam-se no curso de Medicina em Cabinda e desse grupo 48 concluíram o curso, o que é uma média considerada boa.

Presenciaram o acto, o governador da provincia do Zaire, Joanes André, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Masseka, a embaixadora de Cuba em Angola, Gizela Garcia, os reitores da Universidade de Santiago de Cuba, António José Lopes, e da Universidade 11 de Novembro.

FacebookTwitterGoogle+