Unitel e Google lançam fibra óptica
A Unitel fez uma parceria com a Google para lançar um cabo de fibra óptica submarino, que vai ligar África e América, anunciou a empresa angolana.
A Unitel realçou o crescimento das telecomunicações em África e “apontou a conectividade em banda larga como o próximo grande desafio além do mobile”, de forma a implementar fibra de alta qualidade no continente africano para apoiar as comunicações móveis e os negócios no continente.
“É um projecto que está em curso e o primeiro quilómetro foi construído há duas semanas”, acrescenta a operadora.
A empresa angolana Unitel tem vindo a expandir-se para outros países do continente africano, nomeadamente Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, afirmando-se cada vez mais como líder no sector em África.
No mercado interno, a operadora investiu 500 milhões de dólares (50 mil milhões de kwanzas) este ano, visando a melhoria da sua rede e a optimização dos serviços prestados aos seus clientes, informou a Angop, citando o director geral da companhia, Antony Dolton.
A companhia conta com nove mil quilómetros de fibra operacional pelo país e, para o próximo ano, esta extensão vai aumentar. A operadora móvel cobre todas as capitais provinciais e municípios, mas algumas zonas, pela sua posição geográfica, não têm o mesmo tipo de cobertura de serviços, como é o caso da rede de quarta geração. A empresa perspectiva uma cobertura de 50 por cento na tecnologia da quarta geração, no próximo ano.
“Isto significa que vamos continuar a investir no 3G, em Luanda e noutras províncias. A Unitel foi uns dos primeiros operadores em África a lançar o 4G”, disse o director-geral. “Desejamos continuar a ter uma rede de grande qualidade, incluindo os serviços prestados de grande performance”, concluiu.