Trocas comerciais superam mil milhões de euros

Foto: www.portugal.gov.pt
O vice-primeiro ministro de Portugal, Paulo Portas, disse hoje, em Luanda, que as trocas comerciais entre Angola e Portugal superam já mais de sete mil milhões de euros.
O facto foi dado a conhecer pelo dirigente luso, quando abordado pela imprensa, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, que serviu para abordar questões de carácter político, económico e social dos dois países.
“As exportações portuguesas para Angola crescem, enquanto as exportações deste país para Portugal sobem”, estimou Paulo Portas, salientado que” Angola é o primeiro cliente do seu país fora da Europa”.
Acrescentou que as empresas portuguesas estabelecem cada vez mais parcerias com firmas angolanas, visando, não apenas uma economia mais integrada, mas também lançar uma capacidade para disputar mercados regionais, em conjunto.
“Contra factos não há argumentos, as relações económicas entre os dois países estão a crescer. Angola é muito importante para Portugal, no sentido das nossas exportações, mas as exportações dos angolanos para empresas portuguesas também são muito fortes”, destacou o dirigente luso.
Para Paulo Portas, sinal deste bom relacionamento é o facto de na presente edição da Feira Internacional de Luanda, aberta hoje na capital angolana, “ser um dos maiores eventos económicos industriais de África, onde a presença de empresas portuguesas é um recorde”, justificou.