Trocas Comerciais sino-angolanas incrementam em mais de dois mil porcento

As trocas comerciais sino-angolanas aumentaram mais de dois mil porcento entre 2002 e 2013, tornando-se no principal parceiro comercial do país asiático em África e o segundo de expressão portuguesa com relações comerciais mais intensas com a China.

Segundo estatísticas dos Serviços da Alfândega da China, o comércio entre Angola e China, em 2013, chegou aos 35,91 mil milhões de dólares. Angola exportou bens no valor de 31,94 mil milhões de dólares e importou no montante de 3,95 mil milhões.

“As relações sino-angolanas continuam a assinalar interesses nacionais específicos dos dois países”, realça o embaixador de Angola na China, Garcia Bires, sublinhando que a cooperação atingiu melhor momento por existir confiança política mútua e com um desenvolvimento econômico e comercial notável, incluindo o intercâmbio pessoal.

Numa nota enviada à Angop, a propósito da visita do primeiro-ministro chinês a Angola,  o diplomata ressalta que baseada em empréstimos monetários, a cooperação bilateral entre os dois países ficou rapidamente marcada pela presença em Angola de várias empresas chinesas a investirem nos projectos de reconstrução e de desenvolvimento.

“Se olharmos o que era o nosso país antes de Março de 2004, data em que o nosso Executivo, por força do acordo assinado com o Eximbank da República Popular da China recebeu o primeiro financiamento, veremos que o país mudou em vários aspectos”, lembrou.

Segundo Garcia Bires, os matos, ontem desertos, hoje estão sendo transformados em aldeias, vilas e cidades modernas, as estradas que eram um quebra-cabeça são autênticas pistas e outras novas infra-estruturas surgem em cada canto de Angola.

Angola e a China estabeleceram relações diplomáticas em 1983 e desde esta data a cooperação bilateral aumentou, particularmente após o fim da guerra em Angola em que este país asiatico concedeu apoio financeiro para a reconstruçao do pais destruído por um conflito fratricida de cerca de quatro décadas.

FacebookTwitterGoogle+