Transmissão local em estágio complicado

FRANCO MUFINDA, SECRETÁRIO DE ESTADO PARA SAÚDE PÚBLICA
FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS
Com o anúncio dos novos sete casos, a transmissão local chega a um estágio complicado admitiu, nesta sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.
O país já conta com 16 casos de transmissão local, 11 dos quais disseminados pelo paciente do caso 26, angolano proveniente de Portugal, e quatro, todos da Guiné-Conacry, por via de seu compatriota (caso 31).
O caso 26 possui 32 contactos de onde se diagnosticou 11 positivos e 21 negativos.
Durante a comunicação de atualização da covid -19, cuja totalidade dos casos subiu para 43, Frango Mufinda reiterou o apelo a população para redobrar as medidas de prevenção.
“O uso das máscaras, lavagem de mãos com água e sabão, distanciamento social e confinamento devem ser constantes”, retirou.
Anunciou o desenvolvimento das testagem aleatórias por província, com uma amostra de 300 pessoas por região.
Relativamente aos casos suspeitos, informou que 417 estão em investigação, enquanto 1005 contactos directos e ocasionais estão a ser seguidos.
INIS
O Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) analisou 5.393 amostras, sendo 43 positivas, 4. 614 negativas e 736 em processamento. Na quarentena institucional estão 1.098 pessoas.
CISP
O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu 86 chamadas, todas relacionadas com pedidos de informação sobre a covid-19.