Trabalho da Polícia recebeu forte elogio

Fotografia: João Manuel

Fotografia: João Manuel

O ministro da Segurança Nacional da Guiné Equatorial, Nicolas Obama Nchama, elogiou e agradeceu ao Governo angolano o trabalho realizado pelas forças de segurança durante a realização do Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorreu naquele país de 17 de Janeiro a 8 de Fevereiro.

O dirigente guineense fez estas declarações durante um encontro com uma delegação da Polícia Nacional, chefiada pelo segundo comandante-geral, comissário chefe Paulo de Almeida, realizado numa unidade hoteleira da cidade de Malabo.
Obama Nchama frisou que as forças policiais angolanas mostraram um alto grau de profissionalismo e postura nos campos de futebol e evitaram incidentes graves quando a equipa da casa perdeu o jogo com a selecção do Gana, nos quartos de final.
Os efectivos angolanos, disse o ministro equato-guineense, “deram uma valiosa contribuição” no asseguramento do Campeonato Africano das Nações, demonstrando um comportamento excelente e transmitindo “um elevado sentimento de segurança dentro e nos arredores dos estádios” onde decorreram os jogos.
“Como ministro do Interior, posso afirmar sem receios que os efectivos da Polícia Nacional e da Protecção Civil e Bombeiros de Angola fizeram um bom trabalho, de forma organizada, formidável e fenomenal”, sublinhou. Relativamente ao comportamento dos apoiantes equato-guineenses no jogo contra o Gana, que resultou no arremesso de garrafas para o interior do estádio de futebol, Nicolas Obama Nchama explicou que as forças policiais foram muito prudentes, acrescentando que foi devido a essa postura que se evitou o pior dentro e fora do estádio. “Os incidentes não provocaram grandes danos, como mortes e feridos, porque os ânimos foram controlados, de forma profissional, pela Polícia Angolana”, referiu.
O ministro do Interior da Guiné Equatorial afirmou que, de uma forma geral, a cooperação entre Angola e o seu país em matéria de segurança é excelente, na medida em que os seus efectivos têm sido formados por quadros angolanos.

Formação do efectivo

O comissário-chefe Paulo de Almeida manteve, na cidade de Bata, um outro encontro com o vice-ministro da Segurança Nacional da Guiné Equatorial, Juan Ndonga Nguema Mbengone, durante o qual foi passado em revista o estado da cooperação entre os dois países no domínio da formação policial.
Juan Ndonga Nguema também elogiou a participação dos efectivos da Polícia Nacional no asseguramento do CAN’2015. e sublinhou que existe vontade política dos dois governos para continuarem a aprofundar as relações bilaterais. Paulo de Almeida visitou sábado, domingo e segunda-feira as forças de segurança do Ministério angolano do Interior nas cidades de Malabo e Bata. Esta é a terceira vez que a Guiné Equatorial solicitou a presença das forças de segurança de Angola para o asseguramento de grandes eventos. A primeira foi durante o CAN’2012 e a segunda por ocasião da Cimeira da União Africana realizada no ano passado.

FacebookTwitterGoogle+