Textos produzidos sobre Presidente da República serão reunidos em livro

Foto: Francisco Miúdo
As comunicações textuais apresentadas no Colóquio sobre a Dimensão Cultural do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, referentes ao percurso, feitos e conquistas desta figura, serão compilados e transformados em livro, como forma de valorizar e preservar a história do país, afirmou hoje, quarta-feira, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.
Ao discursar no encerramento do referido workshop realizado em Luanda de 1 a 3 deste mês, Rosa Cruz e Silva sublinhou a necessidade do perfil do Chefe de Estado ser mais divulgado e suficientemente transmitidos às novas gerações, motivo pelo qual urge o redobrar de esforços neste sentido, buscando-se mecanismos que garantam o alcance deste desiderato.
“Depois de termos sido brindados com excelentes comunicações (20 no total) e assistido a calorosos debates a propósito da Dimensão Cultural de José Eduardo dos Santos e perante as conclusões e recomendações aqui apresentadas, creio que podemos assumir o compromisso de prosseguirmos as acções concorrentes para uma maior divulgação da sua obra” – notou.
Pois, enfatizou a governante, os textos apresentados no evento serão reunidos em livro para que mais facilmente se possa levar à sociedade angolana um conhecimento que se impõe disseminar sobre o “arquitecto da paz e defensor da angolanidade”.
Com base nisso, agradeceu os convidados por acederem partilhar os seus conhecimentos, experiência e opiniões sobre a trajectória do Estadista Angolano. Do mesmo modo, estendeu os agradecimentos à Fundação Eduardo dos Santos (FESA) pela parceria para a realização do certame, assim como às entidades que viabilizaram que se o fizesse em óptimas condições.
Na ocasião, Rosa Cruz e Silva aludiu que a retoma do Festival Nacional da Cultura (Fenacult/2014) é produto da “grande visão” política e cultural, e que as orientações transmitidas, as actividades inseridas no vasto programa e o respectivo lema “A cultura como factor de paz e desenvolvimento” revelam bem a preocupação do presidente com as artes.
O Colóquio sobre a Dimensão Cultural de José Eduardo dos Santos, organizado no quadro do Fenacult/2014 abordou exclusivamente (em cinco painéis) o percurso e feitos do Chefe de Estado angolano, com maior incidência para os domínios político e cultural, com a intervenção de conceituados oradores nacionais e estrangeiros, e teve vários depoimentos.