Tecnologias digitais geram muitas receitas
A utilização racional das competências digitais e tecnológicas pode gerar um aumento de dois mil milhões de dólares na economia mundial até 2020, revelou ontem um estudo da Accenture a que o Jornal de Angola.
O relatório revela que o papel relevante que o digital desempenha na actividade económica actual, com mais de um quinto do PIB (Produto Interno Bruto) mundial a ser atribuído a algum contributo digital, seja ao nível de capacidades, capital, e/ou bens e serviços.
Intitulado “Digital Disruption: the Growth Multiplier”, o documento oferece uma visão nova e mensurável sobre a escala da economia digital em 11 grandes economias (Alemanha, Austrália, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Itália Japão e Reino Unido). Inclui uma estimativa do valor adicionado ao PIB fruto do investimento em competências digitais, quer em hardware, quer em software e tecnologias relacionadas, quer ainda pela força de trabalho que se serve desses activos digitais para efectuar o seu trabalho.
No estudo, os EUA apresentam-se como a economia mais digital, em que o investimento no sector representa 33 por cento do PIB. Mais de 43 por cento da força de trabalho dos EUA e 26 por cento do seu capital acumulado suportam actividades relacionadas com competências digitais. A economia digital noutros mercados varia entre 30 por cento no Reino Unido e Austrália e 13 por cento na China. “Empresas e Governos estão a encarar o digital como forma de garantir um crescimento mais rápido num cenário macroeconómico global de incertezas, mas a dimensão da economia digital não é por si uma garantia de crescimento” refere Mark Knickrehm, responsável mundial de Accenture Strategy.
“As organizações precisam de alterar o foco actual do seu talento e capacidades digitais e tecnológicas em ganhos de eficiência para a criação de novos modelos de negócio. Isso requer não só maior investimento em digital, mas também uma transformação organizacional e cultural mais alargada que permita alcançar o máximo retorno.” O estudo mostra que, para gerar taxas de crescimento mais elevadas, as organizações precisam de melhorar a sua avaliação no “Digital Density Score” da Accenture Strategy, que analisa o grau de penetração do Digital nas empresas e na economia dos vários países.
A análise inclui a avaliação de competências digitais e tecnológicas, assim como outros indicadores macroeconómicos.