Técnicos russos formam militares
Angola e a Federação Russa assinaram um acordo de cooperação, para a contratação de técnicos e especialistas para a formação de quadros no domínio militar, entre os dois Estados.
De acordo com a Angop, os signatários do acordo foram o secretário de Estado da Política de Defesa Nacional, Gaspar Rufino, e o chefe da delegação russa, Andrey Boitsov.
Em declarações à imprensa, Gaspar Rufino referiu que com a assinatura do acordo o objectivo é o alargamento da cooperação, tendo em conta que as relações de amizade entre os dois países são de longa data.
O documento foi rubricado no final da terceira reunião do comité inter-governamental Angola-Rússia, que envolveu equipas técnicas dos dois países.
Durante dois dias de trabalho, as partes apreciaram as acções realizadas pelo comité desde a primeira reunião realizada na capital do país, no mês de Janeiro de 2011, e o quadro de necessidades das Forças Armadas Angolanas.Foram ainda apreciados os novos paradigmas de contratos para a aquisição de bens, a contratação de técnicos e especialistas para a formação de quadros.
Em Fevereiro, os dois países assinaram, em Moscovo, acordos nos domínios da Geologia e Minas, Pescas e Educação, durante a terceira reunião da Comissão Mista Intergovernamental. O acordo no sector das pescas destina-se a desenvolver projectos de aquicultura e o da Educação a incrementar a formação de quadros. As partes analisaram, também, os memorandos e instrumentos jurídicos existentes.