Técnicos angolanos deverão formar-se em Espanha

Foto: arquivo
Dois treinadores angolanos farão curso avançado de grau 3 em Junho próximo, em Espanha, na sequência de um acordo rubricado entre as duas federações, anunciou hoje Pedro Godinho, presidente da Federação Angolana de Andebol, que se encontra naquele país ibérico na caravana desportiva chefiada pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.
Sem avançar os pormenores do protocolo, o dirigente angolano reuniu-se com o homólogo espanhol, Francisco Garcia, bem como com o director da Escola Nacional de Treinadores e director técnico Nacional da Espanha, respectivamente, Francisci Sanches e Manuel Elzaurdia. Do encontro determinou-se que o curso será feito em 19 dias no próximo mês.
O acordo define relações no domínio da ciência e tecnologia aplicadas ao desporto, formação e intercâmbio de programas relativos ao ensino, desenvolvimento dos currículos desportivos, metodologias de treinamento, gestão e administração desportiva, direito desportivo, medicina do desporto, luta contra o doping, mulher e desporto.
Os dois estados deverão cooperar igualmente no domínio institucional, organização de eventos, manutenção e gestão de instalações desportivas, bibliografia desportiva, patrocínios e lei do mecenato, programas de apoio e fomento do desporto adaptado, protecção a jovens desportistas, indústria de material e equipamento desportivo.
Os custos do programa de cooperação serão assumidos pelos signatários, de acordo com a legislação vigente e condicionados às disponibilidades do orçamento anual dos respectivos países.