Talentos testam conhecimentos

Fotografia: Santos Pedro

Fotografia: Santos Pedro

O Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), realiza de ontem até sexta-feira, em Luanda, a quarta edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP para alunos do ensino secundário.

O objectivo é reconhecer a importância da matemática no sistema de ensino, contribuir para o seu conhecimento, descobrir talentos e permitir a troca de experiências sobre a disciplina.

O ministro da Educação disse na cerimónia de abertura que a qualidade de ensino “é dos maiores desafios” de Angola. Cada um, ao seu nível e responsabilidade, sublinhou, deve sentir-se como um atleta olímpico que procura o pódio.

Pinda Simão referiu que qualquer olimpíada desenvolve o talento de jovens estudantes e incentiva a criatividade para se atingirem níveis cada vez mais altos, ensinando-os que “tudo se consegue com auto superação dos desafios”.

As Olimpíadas, acentuou, devem ser vistas como uma parte complementar de um processo educativo que contribui para a formação de futuros profissionais.  Uma competição em que a modalidade é a matemática, prosseguiu, é sem dúvida um recurso importante para estimulação e valorização de uma disciplina. “Precisamos de melhorar o nosso ensino porque os resultados das provas realizadas em cada ano são muito baixos”, alertou.

Por isso, insistiu, professores e alunos devem acreditar que o ensino e a aprendizagem da matemática são modelos naturais que estão constantemente a interpretar o seu mundo e as suas experiências. A motivação para se gostar de matemática, preveniu, não é facilmente conseguida entre os alunos do ensino secundário e por isso os professores são chamados a criar um ambiente motivador no qual não sintam nem ansiedade, nem medo de errar.

Pinda Simão afirmou que a quarta edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP revela o empenho dos organizadores, disponibilidade, apoio dos Governos e uma verdadeira aproximação entre alunos e professores. Nesta edição participam alunos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Angola participou pela primeira vez nas Olimpíadas de Matemática da CPLP em 2012, no Brasil, tendo conquistado a medalha de bronze. O lema para este ano é “Com Conhecimento da Matemática Compreenderemos Melhor o Mundo Globalizado”.

FacebookTwitterGoogle+