Suécia está aberta a novas propostas

Fotografia: José Soares
A embaixadora da Suécia em Angola, Lena Sundh, apontou as tecnologias de informação, ambiente, energia e transportes como áreas para uma nova etapa de cooperação entre os dois países.
Em declarações à Angop, durante o III Salão Internacional das Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (Expo TIC 2014), que abriu na quinta-feira nas instalações da Feira Internacional de Luanda, a diplomata sueca disse que o seu país detém avanços significativos nas referidas áreas e que podem ser fundamentais para Angola.
Lena Sundh considera oportuno o “reavivar e a expansão das relações entre Angola e a Suécia, cingida até aqui aos sectores da saúde e educação”. “As relações entre os dois países são boas. A Suécia sempre esteve presente em Angola nas áreas da educação e da ajuda humanitária.
Porém, o crescimento económico que apresenta Angola exige uma nova perspectiva”, disse Lena Sundh. A diplomata falou da possibilidade de se criar uma comissão conjunta (Angola – Suécia) para estudar mais a fundo as áreas de cooperação.
A intenção de reforçar a cooperação nos sectores das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Transportes, Construção e Indústria foi manifestada em Maio do ano passado pela ministra do Comércio da Suécia, Ewa Björling, na sua visita a Angola.
Ewa Björling exprimiu o desejo de o seu país aumentar as trocas comerciais com Angola e reforçar a cooperação nas mais diversas áreas. “A economia angolana é das que mais cresce no mundo e em África e está entre as seis primeiras, por isso queremos promover as trocas comerciais”, afirmou.