Sonangol vende participações em nove empresas

EDIFÍCIO DA SONANGOL
FOTO: PEDRO PARENTE
24 Abril de 2020 | 10h18 – Actualizado em 24 Abril de 2020 | 11h22
A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) lançou quinta-feira, em Luanda, um curso público internacional para a venda de participações em nove empresas.
A venda das participações está enquadrada no programa de privatizações e abrange ainda a alienação de 10% do capital na empresa Paenal-Porto Amboim Estaleiros Navais, 33, 33% da SBM Shipyard, 30% da Sonadiets, Limitada e igual percentagem da Sonadiets Services, S.A.
O concurso público está a ser conduzido pela Comissão de Negociação para o Processo de Alienação da Quota da Sonangol no Segmento de Recursos Minerais e Petróleos.
Para os candidatos, a Sonangol exige documentos de habilitação nos termos do programa do concurso, além de uma caução provisória entre sete e 15 mil dólares norte-americanos ou equivalente em kwanzas, à base da taxa de câmbio do Banco Nacional de Angola (BNA).
De acordo com os anúncios, a obtenção das peças do procedimento estão asseguradas nos termos da Lei da Contratação Pública.
Para a apresentação de candidaturas, no caso da Petromar, o prazo é 30 de Maio deste ano, com a apresentação das propostas em agenda para o dia 23 de Julho.
Já as candidaturas para a Sonatide Marine, Limited e Sonatide Marine Angola estão agendadas para o dia 15 de Maio, e a apresentação das propostas para o dia 15 de Junho deste mesmo ano.
No âmbito do programa de privatizações, a Sonangol tem um total de 54 participações a serem alienadas em Angola e no estrangeiro.
Em Janeiro deste ano, a Sonangol já lançou o concurso público para alienação dos interesses que detém em seis empresas.
Trata-se das empresas Atlântida Viagens Turismo, S.A, em Luanda, WTA Internacional, S.A, Atlântida Viagens Turismo, S.A, em Lisboa, WTA Travel Agency, S.A. (Luanda), WTA, S.A (Paris), WTA/Houston Express, Inc e ITSS- Internacional Travel Services and Sistems, Inc.
As empresas que dedicam-se à actividade de viagens e turismo e têm sedes em Angola, Portugal, Estados Unidos da América e França.