Sonangol na produção de hidrogénio verde

A Sonangol assinou um acordo com as empresas alemãs Conjucta GmbH e Gauff GmbH & Co. Engineering Kg para a implantação de uma fábrica de produção de hidrogénio verde em Angola.

Um comunicado divulgado pela companhia, na quarta-feira, indica que  já decorrem trabalhos envolvendo o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com incidência sobre  estudos conceptuais e de engenharia para “identificar o local para a instalação da fábrica”.

A Sonangol refere o hidrogénio verde como uma das fontes energéticas mais limpas e que a produção na futura fábrica ocorre por via de electrólise da água, devendo ser assegurada por fontes de energias renováveis.

“Devido às suas características geográficas, hipsométrica e abundância de recursos hídricos, Angola destaca-se como um país de alto potencial em fontes de energias renováveis”, lê-se na nota.

A construção da fábrica para a produção do composto e seus derivados, em Angola, para o consumo interno e exportação, está inserida na estratégia de transição energética da companhia, na busca de recursos energéticos renováveis.

Esta nova operação junta-se a outras estabelecidas pela Sonangol no domínio da transição energética, com os quais a companhia projecta transformar-se numa Empresa Nacional de Energia.

Entre esses projectos conta-se uma parceria com a italiana ENI que está a edificar uma central fotovoltaica de 50 MW em Caraculo, Namibe, e outra com a francesa TotalEren e a Greentech Angola, para concluir a Central Solar Fotovoltaica da Quilemba, no Lubango, com capacidade para gerar 35 MWp.

FacebookTwitterGoogle+