Sinal audiovisual chega a todo o país
A expansão do sinal da Rádio, Televisão e distribuição regular dos títulos da Edições Novembro (Jornal de Angola, “Jornal dos Desportos”, “Cultura” e de “Economia & Finanças”), em várias áreas recônditas do país, constitui aposta do Executivo.
O facto foi avançado ontem no Lubango pelo ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, quando procedia à entrega de equipamentos diversos à Estação da Rádio 2000, em cerimónia presenciada pelo governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge.
O ministro da Comunicação Social disse que o país está a registar avanços significativos em várias vertentes. A população precisa de ter conhecimento e os órgãos de comunicação social constituem o principal veículo.
Muita juventude exerce a actividade jornalística na província da Huíla e no país, o que é bastante salutar. “O Executivo dá também apoio aos órgãos privados para a formação de quadros, a fim de desenvolverem actividade diversificada e facilitada”, disse.
Os erros que muitas vezes se cometem na área da informação devem-se à falta de formação. “Então, temos a obrigação de fornecer este instrumento aos jornalistas, para que possam, com conhecimento científico e conhecimento de causa, produzir conteúdos noticiosos de qualidade e não de forma empírica. Daí a necessidade da contínua formação de quadros no sector”, referiu o ministro da Comunicação Social.
José Luís de Matos entregou na Rádio 2000 uma torre de 24 metros de altura, dois estúdios de emissor, central de telefonia interna e um emissor de dois quilowatts. O director daquela emissora privada, João Rodrigues de Castro, disse que o apoio prestado na distribuição dos equipamentos faz com que a emissão seja ouvida num raio superior ao anterior.
“Para nós, este apoio permite a renovação do equipamento que já se encontra em estado obsoleto e consequentemente aumenta a extensão e a qualidade do sinal”, disse.
A Rádio 2000 tem ouvintes em grande escala devido à diversificação da sua programação, rigor profissional e cumprimento escrupuloso da sua linha editorial, já que a cidade do Lubango, depois da capital, é uma das grandes cidades com maior densidade populacional, referiu.
O ministro da Comunicação Social recebeu ontem de manhã, em audiências, os responsáveis do Sindicato dos Jornalistas da Huíla, da Associação da Mulher Jornalista (AMUJA) e da União dos Jornalistas Angolanos (UJA).