Serviço directo de autocarros vai descongestionar trânsito automóvel em Luanda
Os serviços directos de autocarros (BRT) vão descongestionar o trânsito automóvel da cidade capital garantiu hoje (quinta-feira), em Luanda, o coordenador do Gabinete Técnico de Coordenação e Acompanhamento dos Projectos da Cidade de Luanda, Luís Filipe da Silva.
O responsável garantiu tal facto quando falava à imprensa à margem da apresentação do Sistema de Trânsito Intermodal (BRT) que vai oferecer mobilidade urbana rápida a circulação automóvel apresentado pela Direcção Nacional de Infra-estruturas Públicas (DNIP) do Ministério da Construção ao Gabinete Técnico de Coordenação e Acompanhamento dos Projectos da Cidade de Luanda (GATEC).
Este tipo de transporte vai permitir que um volume significativo de pessoas possam se deslocar de casa para os locais de serviço utilizando autocarros que serão mais rápidos e livres de congestionamentos.
“Estes transportes públicos vão fazer com que se utilize menos os carros particulares e vão valorizar mais os meios colectivos, que independentemente da condição social do indivíduo possa utilizar o mesmo”, disse.
Para si, o eixo norte/sul é importante para a mobilização do trânsito na capital e estes lotes como é o caso do terceiro, com termo previsto para o princípio de 2017, vai valorizar a área em que está a ser construída.
A primeira fase deste lote 3, já em execução, parte da zona entre o Estádio 11 de Novembro e o Campus da Universidade Agostinho Neto e terminará na Estalagem, estrada de Catete principal eixo de acesso ao novo Aeroporto de Luanda.
Estas vias proporcionarão um serviço directo de autocarros de transporte público de passageiros ao lado das estradas já existentes, no caso deste terceiro lote terá 11 Estações, três estações intermediárias, duas saídas de emergência e três passagens de emergências.
Existem nestes moldes o corredor R17, que sai nas imediações da Escola Superior de Policia, na via expressa, passa pelo Lar o Patriota, Golf, Aeroporto 4 de Fevereiro e vai desembocar na Marginal Sudoeste de Luanda.
A R02 é a que está em execução e parte do 11 de Novembro, estrada periférica da Sapú até a Estalagem. Esta via R02 está inserida nos sete corredores aprovados pelo Plano Director Geral Metropolitano de Luanda (corredor norte/sul), que está a ser preparado para posteriomente receber carris para o metro de superfície.
Este corredor norte/sul parte do Kifangondo, cruza a via expressa, estrada de Catete, novamente a via expressa até a terceira fase da cidade do Kilamba.
Estas vias visam somente no futuro harmonizar as vias de trânsito normal, com as de transportes de massas como autocarros e posteriormente motró de superfície sem que uma interfira na outra e descongestiona o grande problema do trânsito, principalmente em Luanda.