Semana de Angola empolga estudantes no Rio de Janeiro

Foto: africatoday.co.ao
Semana de Angola que decorre desde segunda-feira na Pontifica Universidade do Rio de Janeiro (PUC), numa iniciativa do Executivo Angolano, encerra hoje com a abordagem do tema Capital Humano para Angola e Intercâmbio.
A Semana de Angola empolgou durante esses dias estudantes daquele estabelecimento de ensino Superior interessados em conhecer muito mais do país africano que é dos mais referenciados no Brasil.
Entre os palestrantes estará o director-geral do Instituto angolano de Administração Local, Ismael Mateus, que falará dos esforços do Executivo Angolano de valorização dos funcionários públicos angolanos, através do processo de renovação de conhecimentos com a Academia de Liderança, destinadas a governadores provinciais e seus adjuntos e a implantação do sistema de formação à distância para os administradores municipais e outros funcionários da administração local.
Hoje ,alunos angolanos e brasileiros vão falar das suas experiências, estudando no Brasil e em Angola, entre outros temas que estarão em abordagem.
Na Quinta-feira, o dia foi preenchido com uma palestra do professor angolano Belarmino Van-dúnen sobre As relações internacionais e Angola no Mundo. Belarmino Van-dúnen fez uma incursão à historia das relações Internacionais com períodos marcantes, entre os quais a era da globalização de hoje, na qual o papel dos media é determinante no pensamento local, mas com visão global.
Quanto a Angola no mundo, destacou o seu papel actual de placa giratória para a estabilização e pacificação de África à luz da experiência adquirida com o seu processo de paz.
Ainda quinta-feira, realizou~se a mesa redonda Escrevendo Angola, onde o escritor Ismael Mateus contribuiu para a compreensão do público dos períodos que formam a historia da literatura Angolana.
Destacou o surgimento de uma nova classe de escritores a que apelidou de geração noventa, um grupo preocupado com os problemas sociais, críticos à gestão pública e preocupados com a solução de problemas da sua época, muitos dos quais escritores que marcaram épocas anteriores como a literatura militante, engajada da luta contra o colonialismo.
A mesa redonda foi também dominada por intervenções de estudiosos brasileiros das literaturas africanas de Língua portuguesa, muitos dos quais defenderam trabalhos académicos analisando obras de escritores Angolanos.
Na PUC do Rio de Janeiro foi marcante o Workshop sobre a dança Kizomba e Semba, dado pelas angolanas saídas do Bounce e que estudam no Brasil, e a degustação de comida típica angolana à qual ocorreu mais de uma centena de Estudantes para apreciar pratos como calulu de peixe, de carne seca e feijão de óleo de palma.
A semana encerra hoje, com actuação dos bailarinos angolanos vencedores do Bounce e que estudam Dança no Brasil, e com a exibição do filme I Love kuduro.