Selecção Nacional acelera preparação

Fotografia: Paulo Mulaza

Fotografia: Paulo Mulaza

Em vésperas da viagem amanhã para Libreville, palco do jogo de sábado diante dos Panteras do Gabão, referente à primeira jornada do Grupo C da campanha de apuramento para a Taça de África das Nações a ter lugar o próximo ano, em Marrocos, os Palancas Negras cumprem hoje, no campo de apoio do Estádio Nacional 11 de Novembro, mais duas sessões de treinos.

O trabalho de hoje visa corrigir aspectos de organização colectiva, defensivas e ofensivas da equipa. Romeu Filemon, seleccionador nacional, deve contar já com a integração dos avançados Manucho Gonçalves (Rayo Vallecano de Espanha), Rudy (Xanthi da I Liga da Grécia), Clinton da Mata (Sporting Charleroi) e Dolly Menga (Sport Lisboa e Benfica). Ontem, até ao fecho desta edição do jornal, os jogadores eram aguardados no país.

Ontem de manhã desembarcaram na capital os atletas Genseric Kusunga (FC Oldham) e António Dominique (Lumon Lausanne FC). André Makanga, antigo capitão dos Palancas Negras, actual treinador assistente, acredita no conjunto que está moralizado. “Estou confiante no grupo que está a ser formado, com jogadores que pensam apenas na obtenção de vitórias. Estamos a trabalhar afincadamente para conseguir a qualificação para a fase final do CAN”, disse André Makanga à imprensa.

Em alguns sectores da Selecção Nacional já é visível os prováveis titulares para a partida frente aos gaboneses, principalmente na zona defensiva e no meio campo dos Palancas Negras. No ataque também existem poucas dúvidas. Romeu Filemon já tem no seu bloco de notas os escolhidos para a partida, por isso aguarda apenas pela integração de Manucho Gonçalves e Rudy.

Nas duas sessões realizadas ontem, no mesmo recinto, a equipa técnica repartiu os atletas para ensaiar as combinações ofensivas para finalizar as jogadas, com remates à baliza e corrigir a organização colectiva defensiva. De um lado, Romeu Filemon alinhou no sector defensivo Miguel (Natael), Bastos, Jonathan Buatu e Gomito, com algumas variações de atletas, e do outro colocou os médios Ary Papel (Vado), Rúben (Freddy), Gilberto (Adão) e Chara (Pierre Vunguidica) para ensaiar a circulação e conservação da bola, bem como o ensaio das acções de ataques.

Os avançados Alexander Cristóvão e Igor Vetokele entravam em algumas ocasiões do treino para dar mais eficácia na construção do jogo ofensivo. O médio Chara (Petro de Luanda), já recuperado da lesão na virilha, integrou e treinou sem limitações físicas durante hora e meia.

FacebookTwitterGoogle+