Secretário destaca implementação da avaliação da qualidade no ensino superior

O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, destacou, esta terça-feira, a implementação da avaliação e acreditação da qualidade no ensino superior como um passo importante, para instituir um conjunto de procedimentos metodológicos mais consistentes e adequados as necessidades do sistema nacional no país.

O responsável, que falava na abertura da acção formativa no domínio da avaliação e acreditação da qualidade do ensino superior, reconheceu a inexistência da cultura de avaliação da qualidade no sistema de ensino superior nacional.

Por essa razão, destacou a relevância da acção formativa, numa altura que o Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) se prepara para a materializar o processo de avaliação e acreditação de cursos e instituições.

A formação permitirá se aferir, de forma mais rigorosa, sobre a avaliação nas instituições de ensino superior do país, assim como os procedimentos para a melhoria deste processo.

A formação, realizada online, surge no âmbito dos desafios da avaliação externa que o INAAREES tem programado para este ano, e visa promover as boas práticas sobre os procedimentos da avaliação da qualidade, reforçar os conhecimentos emanados da legislação dos instrumentos sobre avaliação, acreditação, bem como a aplicabilidade no contexto actual do subsistema de ensino superior no país.

Por sua vez, o presidente da avaliação de acreditação do ensino superior de Portugal, João Guerreiro, referiu que esta acção de formação vai permitir consolidar um conjunto de ideias, no sentido de emprestar cada vez mais qualidade ao sistema do ensino superior.

“Temos um conjunto de experiências e práticas que foram sendo acumuladas, estratégias estas que podem ser importantes para partilhar com os nossos parceiros”, explicou.

FacebookTwitterGoogle+