Secretário de Estado quer ampliar relações com o Azerbaijão

Foto: Lino Guimarães

Foto: Lino Guimarães

O Secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, expressou o desejo de Angola ampliar as relações com o Azerbaijão em áreas de interesse mútuo e de importância para a troca de experiências e a expansão do quadro jurídico entre os dois países, para trocas de pontos de vista sobre a cooperação no âmbito das organizações internacionais.

O facto foi revelado no encontro entre o Secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, e o ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país euro-asiático, Elmar Mammadyarov, que esteve de visita no último fim-de-semana a Baku.

 A deslocação do secretário de Estado insere-se no âmbito da campanha do Executivo angolano no processo de mobilização de apoios à candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2015-2016, cujas eleições estão previstas para Setembro próximo, durante a 69ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.

Durante o encontro, Manuel Augusto recordou a relação técnica e académica entre Angola e o Azerbeijão.

A oportunidade serviu para a troca de considerações sobre a actualidade internacional e constataram-se muitas afinidades sobre os princípios fundamentais de politica externa, entre os dois países.

Essa afinidade, aliada a importância e responsabilidades que Angola e o Azerbeijão desempenham nas suas regiões nos mais variados sectores (económico e político,…), constitui uma oportunidade para o estreitamento de relações concretas de que decorre naturalmente, nas palavras do ministro Elmar Mammadyarov, no apoio natural à candidatura de Angola ao Conselho de Segurança.

Manuel Augusto disse, no final audiência ocorrida na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão, em Baku, que as relações entre os dois países são antigas e advogou o relançamento da diplomacia económica, no decurso do qual poderá haver trocas de visitas para melhor identificação do potencial económico.

Por seu turno o ministro dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão, Elmar Mammadyarov, expressou a vontade do seu país estabelecer um intercâmbio com Angola em vários domínios, com particular realce para as áreas de hidrocarbonetos, educação e agricultura.

O Chefe da diplomacia azerbaijã atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com os países africanos, notando que existem várias oportunidades de cooperação em áreas como a política, economia, comércio e hidrocarbonetos.

Elmar Mammadyarov indicou também a possibilidade de cooperação do seu país no domínio da formação de especialistas em várias áreas do saber, fazendo menção também a excelência do país na formação de quadros qualificados, tirando como exemplo a sapiência na formação em Baku, do Engenheiro José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola.

Disse ainda que Angola apresenta várias oportunidades de investimentos, que devem ser concretizadas com a criação de uma base jurídica de cooperação bilateral.

FacebookTwitterGoogle+