Secretário de Estado da Saúde reitera objectivos do sector

Foto: Clemente Dos Santos

Foto: Clemente Dos Santos

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Masseca, reiterou sexta-feira, em Luanda, que um dos objectivos do seu sector é prestar serviços com qualidade, bem como melhorar a assistência aos utentes para a melhoria de vida de cada cidadão.

Ao falar no encerramento do Workshop de Fortalecimento das Acções da Sociedade Civil par a Aceleração da Resposta Nacional do VIH/Sida, que decorria desde o dia 27 deste mês, o responsável manifestou esperança de que deste evento sejam tirados frutos positivos até na interpretação da legislação.

“O fruto das transformações, quer económicas, quer políticas e sociais que vêm decorrendo em Angola e no mundo global, fazem com que a sociedade venha exigindo um conjunto de trabalhos, que nos anos passados eram feitos no exterior do país”, acrescentou.

Para si, é neste quadro que tem estado a surgir no país um serviço de resposta naquilo que são as necessidades de formação, quer na área de estética, nutrição e fisioterapia.

Porém, o secretário Carlos Masseca avançou que os trabalhos efectuados pelos profissionais de saúde devem estar formatados conforme a legislação em vigor.

Por outro lado, o secretário executivo da Rede Angolana de Organizações de Serviços de Sida (ANASO), António Coelho, apelou à todos a conhecer o seu estado serológico e fazendo o teste do VIH/SIDA para, em caso positivo, iniciar o tratamento.

Disse que um dos desafios do sector da saúde e das Ongs no combate à esta epidemia é zero infecções por VIH, zero mortes por Sida e discriminação, acrescentando ser uma luta que todos devem assumir, adoptando um comportamento sexual responsável e respeitando os direitos das pessoas que vivem com esta doença.

FacebookTwitterGoogle+