Saúde no mundo debatida na ONU

Fotografia: AFP

Fotografia: AFP

O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, está desde sexta-feira em Genebra, Suíça, à frente de uma delegação que participa, a partir de hoje, na 67ª Assembleia Mundial da Saúde, a decorrer no Palácio das Nações.

A delegação angolana, que integra técnicos do Ministério da Saúde e da Missão Permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, iniciou as suas actividades no sábado, numa reunião dos Estados-membros da Região Africana da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ontem, decorreu uma reunião de ministros da Saúde da Comunidade Económica dos Estados da África Central e a sessão de abertura da Assembleia Mundial realiza-se hoje de manhã.

Ao longo de uma semana, vão ser discutidos temas como os progressos relativamente ao Plano Mundial para eliminar as novas infecções por VIH-sida nas crianças até 2015 e manter as suas mães vivas, o reforço e segurança na aplicação do Regulamento Sanitário Internacional, alterações climáticas e poluição do ar, e a revisão dos progressos da ONUSIDA.

Também são abordadas questões ligadas à saúde e doenças não-transmissíveis, a resistência aos anti-microbianos, a saúde e os direitos relativos à sexualidade e a procriação pós-2015. Constam ainda na agenda, entre outros temas, a promoção da saúde e programa nacional de vacinação, e a estratégia e luta contra a hepatite.

As delegações africanas vão centrar as suas atenções nos temas relacionados com a medicina tradicional, falsificação de medicamentos, o acesso a remédios essenciais, a iniciativa global de erradicação da poliomielite e resistência aos medicamentos anti-microbianos.

A 67ª Assembleia Mundial da Saúde tem 14 resoluções e três decisões para serem consideradas e analisadas pelas delegações africanas, que têm a ver com a reforma da OMS, doenças transmissíveis, prevenção e controlo de doenças não transmissíveis, a saúde do recém-nascido e o desafio global da violência contra as mulheres e meninas.

À margem da Assembleia, o ministro José Van-Dúnem mantém encontros com os seus homólogos de Portugal, Argentina, Cuba e Paraguai. No quadro da Assembleia Mundial da Saúde está previsto o 26° Conselho de Administração da Parceria da Roll Back Malária.

FacebookTwitterGoogle+