São Tomé e Príncipe/Angola: Líder da AN anuncia nova era nas relações

Foto: Clemente dos Santos
O presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, reafirmou nesta quarta-feira, em São Tomé e Príncipe, o desejo de aproximação e o relançamento do protocolo de cooperação entre os parlamentos dos dois países, abrindo novos caminhos para o seu aprofundamento.
Ao discursar na sessão plenária solene da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, na capital são-tomense, disse ser desejo da Assembleia Nacional de Angola ver inaugurada com esta visita uma nova era nas relações parlamentares e consolidadas a boas relações no domínio das administrações parlamentares.
Fez notar que volvidos dez anos desde a celebração do acordo de cooperação entre as duas instituições, a dinâmica política, social e económica trouxe novas experiências e urge a necessidade da renovação desta relação, visando o seu enriquecimento com intercambio dos ganhos e das aprendizagens dela resultantes.
Adiantou que, com o resultado das eleições de 2012, que ditou um mosaico diversificado na sua composição, a Assembleia Nacional de Angola está determinada a aprofundar os valores da democracia, da paz, e do respeito da diferença, promovendo o dialogo entre diversas forças políticas com assento no parlamento.
Sustentou que a concertação inter-parlamentar, a renovação e o estreitamento das relações será facilitada através de dialogo e do conciliar das posições a defender em fóruns internacionais de cooperação e diplomacia parlamentares.
A este propósito, acrescentou, os desafios são comuns, quer na União Inter-parlamentar, quer na Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no âmbito de resolução de conflitos e preservação da paz.
A nível económico, precisamente no que toca a descoberta de jazidas de petróleo nas águas territoriais de São Tomé e Príncipe, o PR da Assembleia Nacional reiterou a disposição de Angola partilhar as suas experiências e com mesmo empenho colher-se de São Tomé e Príncipe as suas experiências.
Disse que esta descoberta abre novas perspectivas para o crescimento económico de São Tomé e Príncipe.
O Presidente da Assembleia Nacional encontra–se em São Tomé em Príncipe desde terça-feira ultima, para uma visita oficial de três dias, com vista ao relançamento do protocolo de cooperação, assinado em 2004.