São Tomé coopera nas energias limpas

Fotografia: João Gomes
São Tomé e Príncipe quer cooperar com Angola no reforço da capacidade institucional, energias limpas e renováveis, tratamento de água e protecção da biodiversidade.
O interesse consta do memorando da visita do secretário de Estado são-tomense das Infra-estruturas e Meio Ambiente, José Maria da Fonseca, que se encontra em Angola a convite dos promotores da Quarta Feira Internacional de Tecnologias Ambientais.
O memorando de cooperação, rubricado pela ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, e José Maria da Fonseca, refere que São Tomé e Príncipe pretende cooperar com Angola na área de tratamento de água, segurança nas áreas protegidas, protecção da biodiversidade, avaliação e estudo de impacte ambiental, bem como actualização e criação de legislação.
Na ocasião, a ministra Maria de Fátima Jardim considerou São Tomé e Príncipe como um parceiro ideal para a troca de experiências na área do meio ambiente. E a segunda visita a Angola de José Maria da Fonseca, que este ano participou no II Congresso Internacional sobre Gestão de Resíduos em África, que decorreu em Luanda de 22 a 24 de Abril.
Durante a Feira do Ambiente, a Fátima Jardim admitiu que a implementação das tecnologias ambientais, de forma plena em Angola, é um desafio sério, que vai obrigar o envolvimento de todos.
“A aplicação das tecnologias ambientais em todos os sectores é um desafio que fomentar a diversificação da economia do país nos seus mais variados domínios”, disse, acrescentando que à medida que se forem consolidando os eventos e feiras, mais alianças vão ser estabelecidas entre empresas e as instituições do Estado.