Reuniões de alto nível marcam o dia da delegação angolana

Fotografia: JA

Fotografia: JA

O Vice-Presidente da República participou ontem, em Nova Iorque, numa reunião de Alto Nível sobre a República Centro-Africana, que avaliou a situação política e de segurança naquele país.

A aplicação do acordo sobre o cessar das hostilidades, a cooperação internacional para a melhoria da segurança e promoção de soluções tendentes a apoiar as necessidades humanitárias, a protecção dos civis contra a violência, e a definição de áreas prioritárias para garantir o apoio internacional, foram, entre outros, os temas dominantes do encontro, que decorreu à margem da 69ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas. A situação política e de segurança na República Centro-Africana continua a ser considerada pelo sistema das Nações Unidas e pela comunidade internacional como instáveis. Os últimos incidentes na capital, Bangui, resultaram no aumento de refugiados e deterioração da situação humanitária e de segurança.

Grupo dos 77

Ainda ontem, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, participou na 38ª Reunião Anual dos Ministros das Relações Exteriores do Grupo 77 + China. Durante o encontro, os ministros analisaram as estratégias para o desenvolvimento sustentável, melhoria das práticas de democracia da soberania nacional sobre os recursos naturais, erradicação da pobreza, crescimento económico sustentado, criação de emprego, prestação de serviços básicos à população, segurança alimentar, inclusão das mulheres no desenvolvimento e a cooperação Sul-Sul.
Outros temas debatidos no encontro têm a ver com a transferência de tecnologias, ciência e inovação, comércio internacional, migração, alterações climáticas, biodiversidade, degradação do solo, Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e as necessidades especiais de África em matéria de desenvolvimento.
No final do encontro, foi adoptada uma Declaração Ministerial, a ser negociada pelos Estados membros. Ainda ontem, Georges Chikoti participou num almoço de trabalho com os homólogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que debateu, entre outros temas, as relações económicas, políticas e sociais entre os Estados membros, e definiu posições comuns a ter durante os debates da Assembleia-Geral.
Baseada no princípio da solidariedade, a comunidade concentra as suas acções em três objectivos gerais: a concertação político-diplomática, a cooperação em todos os domínios e a promoção e difusão da língua portuguesa.

FacebookTwitterGoogle+