Reunião com Manuel Vicente

Fotografia: Rogério Tuti
Os Estados Unidos querem continuar a contar com o apoio de Angola na assistência humanitária e de segurança à República Centro Africana, afirmou ontem em Luanda a secretária de Estado Assistente americana para os Assuntos Africanos.
Linda Thomas-Greenfield, que fez esta afirmação à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, disse que Angola e os EUA têm uma “parceria muito forte” na Região dos Grandes Lagos.
“Os nossos objectivos são de longo prazo. As conversações que tivemos hoje com o senhor ministro (Georges Chikoti) são as mesmas que já tivemos no início do ano”, disse a secretária de Estado Assistente americana, que termina hoje uma visita de dois dias a Angola.
Os EUA e Angola vão continuar a envidar esforços no sentido de providenciarem a assistência humanitária e de segurança na Região dos Grandes Lagos, particularmente na República Centro Africana.
Antes de visitar Angola, a dirigente americana, que se faz acompanhar do enviado especial do Presidente Barack Obama para a Região dos Grandes Lagos, Russel Feingold, passou pela RCA, onde manteve encontros com a presidente interina, Catherine Samba-Pamza, e com os representantes das Nações Unidas e da União Africana naquele país.
Com o representante da ONU, Linda Thomas-Greenfield disse ter abordado a possibilidade de se aumentar a força de manutenção de paz na RCA, tal como se fez no Burundi e no Ruanda.
“Falámos também sobre a contribuição de cinco milhões de dólares que fizemos nos últimos anos”, acrescentou. Com o Vice-Presidente da República, a secretária de Estado Assistente americana abordou ainda questões que têm a ver com o desenvolvimento de Angola e a situação na Região dos Grandes Lagos, particularmente no Burundi e na RDC. “Espero que essa seja a primeira das várias visitas que devo efectuar a Angola”, concluiu.