Relações económicas Portugal/Angola são intensas, Primeiro-ministro

Primeiro-ministro Português, António Costa, chega a Luanda FOTO: GASPAR DOS SANTOS

Primeiro-ministro Português, António Costa, chega a Luanda
FOTO: GASPAR DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

17 Setembro de 2018 | 09h14 – Actualizado em 17 Setembro de 2018 | 13h03

O primeiro-ministro português, António Costa, afirmou hoje, em Luanda, que o nível das relações económicas entre Portugal e Angola é muito intenso.

Em declarações à imprensa, à sua chegada à capital angolana, para uma visita oficial de 48 horas, António Costa adiantou que a viagem tem, primeiro, o caracter simbólico muito importante de elevar, para um nível estratégico, a cooperação entre os dois países, com o novo plano a ser assinado.

Em segundo, disse, os governos dos dois países têm que se focar no futuro e naquilo que, em conjunto, podem, querem e devem fazer.

Considerou o facto de Angola ter a grande ambição de diversificar a sua base económica e substituir com produção local muitas das suas importações, ser uma oportunidade para as empresas portuguesas poderem colaborar.

“Estamos a criar um conjunto de instrumentos, para que os agentes económicos angolanos e os portugueses tenham uma confiança reforçada para investir cá e lá”, frisou.

Durante a visita, os dois países poderão rubricar acordos de supressão da dupla tributação, renovação e ordenamento da linha de crédito, bem como nos domínios da Agricultura, da Comunicação Social, além de outros vários contributos positivos, para o reforço da cooperação.

Abordado sobre se a sua vinda a Angola é um virar de página nas relações Angola/Portugal, disse, apenas, que “é a continuação de uma história longa, mas, cada vez, é mais importante termos a noção de que nos liga mais o futuro do que o passado”.

De acordo com o programa, o chefe do governo luso deverá reunir-se hoje com a comunidade e empresários portugueses radicados ou que investem em angola, além de visitar o Museu de História Militar e as obras do novo hospital materno-infantil do Camama.

Terça-feira, o primeiro-ministro será recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, e deverá visitar a Assembleia Nacional, onde será recebido pelo presidente, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

António Costa chegou ao princípio da manhã desta segunda-feira, ao país, tendo sido recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, por altos funcionários da embaixada portuguesa acreditados em Angola, entre outras individualidades.

FacebookTwitterGoogle+