Relações com EUA são extraordinárias

As relações entre Angola e os Estados Unidos registaram um crescimento extraordinário no presente ano, afirmou quinta-feira, em Luanda, a encarregada de Negócios da embaixada dos Estados Unidos em Angola, Heather Merritt.

Ao intervir na cerimónia comemorativa dos 238 anos da independência do seu país, que se assinalou ontem, a diplomata referiu que através do diálogo e da parceria elevaram-se as relações de cooperação, resultando numa actividade estimulante nos domínios comercial, político e de segurança.

Como exemplo, Heather Merritt apontou que em Junho o Eximbank (EUA) anunciou a disponibilização de mil milhões de dólares de garantia de créditos para projectos em Angola nas áreas dos transportes ferroviários e produção de energia.

Segundo a diplomata, o anúncio seguiu-se a anteriores negociações, bem sucedidas, para a compra de três aeronaves à Boeing, igualmente com crédito do Eximbank. Salientou que no dia 24 de Junho esteve no Aeroporto 4 de Fevereiro, com outros dignitários, para ver chegar o primeiro Boeing 777-300 ER, que se junta à frota de aviões da TAAG. “Estes acordos comerciais são o exemplo de como os EUA apoiam as metas do Plano Nacional de Desenvolvimento”, disse.

FacebookTwitterGoogle+