Reforma tem resultados satisfatórios
O ministro da Educação, Pinda Simão, destacou ontem em Luanda o sucesso na reforma educativa, expansão da rede escolar, melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem e reforço da eficácia do sistema de educação.
Durante a apresentação das conclusões da avaliação global da reforma educativa e medidas para acção, Pinda Simão disse que a eficácia do sistema educativo foi positivo porque nos últimos anos houve um aproveitamento escolar acima do esperado.
“Se fizermos uma comparação com os anos passados, vimos que havia um número elevado de reprovações, mas o quadro mudou”, sublinhou o ministro, acrescentando que os que terminam a escola primária levam o tempo necessário que é exigido.
O ministro Pinda Simão sublinhou que a qualidade do ensino deve melhorar, pois, como notou, “nem todos os alunos dispõem de competência ou domínio do conhecimento que aprenderam na escola”.
A rede escolar conheceu um crescimento aceitável com a construção e reconstrução de escolas, sobretudo do ensino primário e dos subsistemas do II ciclo do ensino secundário.
“Neste relatório das conclusões, nós recebemos contribuições de toda a sociedade para a melhoria do sistema educativo e de como construir infra-estruturas escolares adequadas aos padrões internacionalmente aceites, em todos os municípios do país”, concluiu.
Recentemente, o ministro da Educação afirmou que, com a reforma educativa foram identificados alguns desafios como a existência de cerca 23 por cento de crianças com idade escolar fora do sistema de ensino e a necessidade de obras de manutenção em cerca de 70 por cento das escolas visitadas no âmbito do processo de avaliação da reforma educativa. O estudo, salientou o ministro, revela que cerca de 66 por cento dos professores do ensino primário dão aulas sem os respectivos planos e que apenas 51 por cento dos pais e encarregados de educação se preocupam em acompanhar a vida académica dos educandos e participam nas actividades das escolas.
O ministro referiu que “as taxas de conclusão dos níveis de ensino melhoraram significativamente, mas as competências dos alunos continuam a ser grande preocupação, principalmente no ensino primário”. O ministro lembrou que o ensino primário é que “a base da pirâmide educacional, onde os alunos demonstram competências em língua portuguesa na ordem de 48 por cento do universo observado e na Matemática na ordem de 51 por cento”.
“Aos educadores, responsáveis do ensino superior, professores, pais e encarregados queremos reafirmar que somente temos quadros e mão-de-obra qualificada se a escola assumir o seu papel”, disse. O professor, insistiu, ocupa o papel central do processo docente educativo e é o responsável em motivar e criar as condições materiais e técnicas para que o conhecimento aconteça, pois ele é o responsável pela organização e o sucesso da sua turma.