Rede de fibra óptica é aposta da UNITEL

Fotografia: JA

Fotografia: JA

A UNITEL vai investir mais de 1,5 mil milhões de euros (1,99 milhões de kwanzas) na instalação e expansão de redes de última geração de fibra óptica e comunicações móveis.

O plano consta de um contrato de investimento entre a operadora e a Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), em representação do Estado angolano.
De acordo com o contrato, a UNITEL vai usufruir de “incentivos e benefícios” não quantificados neste documento, estando previsto um investimento global cifrado em mais de 193 mil milhões de kwanzas.
O contrato abrange a “instalação e expansão” das redes de fibra óptica e Long Term Evolution (LTE) – redes móveis de dados de última geração -, “em todo o território nacional”.
Trata-se da “expansão da rede “backbone” e metropolitana de fibra e de feixes hertzianos, assim como a instalação, exploração e prestação de serviços de telecomunicações”, entre outras actividades complementares a este investimento.
O contrato entre a UNITEL e a ANIP, que já foi alvo de autorização por decreto presidencial de 18 de Setembro, estipula que,  com este investimento vai ser possível a manutenção dos 2.198 postos de trabalho directos da operadora angolana de rede móvel, mas também a criação de 850 empregos directos e de 11.465 indirectos, “com aposta na formação profissional continua”.
O projecto, que envolve a aquisição e transferência de tecnologia, equipamentos, máquinas e de conhecimentos, obriga à aplicação de recursos financeiros “resultantes de empréstimos”, incluindo no exterior do país, lê-se no contrato. A UNITEL declara ser o maior operador das redes de telemóveis em Angola.

FacebookTwitterGoogle+