Recomendadas novas políticas para a reforma do ensino das artes

Foto: Lucas Neto
Fomentar novas políticas e medidas para a reforma e melhoria da gestão e qualidade do subsistema de ensino artístico e potencializar a cultura micro-centralizada e regional foram, dentre outras, recomendações tecidas pelos prelectores no colóquio sobre a dimensão cultural do Presidente, José Eduardo dos Santos, realizado de 1 a 3 do corrente mês, em Luanda.
Os conferencistas recomendaram igualmente no evento que se estude o pensamento político do Presidente da República nas universidades angolanas, escrever e publicar bibliografia de José Eduardo dos Santos, de modo a incentivar os nacionais e estrangeiros ao conhecimento sobre o estadista angolano.
Promover e divulgar a trajectória militar, diplomática e política e enaltecer a figura de José Eduardo dos Santos e criar programas educativos nos órgão de comunicação social.
Por outro lado, os participantes concluíram que a personalidade de José Eduardo dos Santos, como líder da nação angolana é um promotor da estabilidade política na defesa e consolidação da paz, democracia como expressão de liberdade e criador da igualdade de oportunidades e justiça social.
De igual modo foi considerado essencial promover diálogos entre as famílias, comunidades, sociedades e países, bem como impulsionador o crescimento da económico angolano, resultado da eficácia das medidas tomadas pelo Executivo para a estabilidade dos indicadores macroeconómicos de natureza fiscal, monetária e cambial que vão de permitir reanimar a economia nacional.
Realizado no âmbito do Festival Nacional da Cultura (FENACULT), o colóquio sobre a dimensão cultural do Presidente José Eduardo dos Santos visou homenagear a figura emblemática do Chefe de Estado Angolano.