Raider Cuanza Sul começa hoje

Fotografia: João Gomes

Fotografia: João Gomes

A oitava edição do Raider Cuanza Sul começa hoje, com ponto de partida oficial na cidade do Sumbe, confirmou ao Jornal de Angola o responsável da organização, Pedro Cristina.

O Raider decorre durante 12 dias, passa por nove províncias, percorre quatro mil quilómetros e conta com 16 viaturas Ford, modelo Rangers, e a participação de 60 pessoas, das quais 38 angolanas, 30 portuguesas e duas alemãs. Com o lema “Para lá do deserto”, o Raider Cuanza Sul tem na Óryx ou Guelengue-do-deserto, Oryx gazella, o seu símbolo.

 Cruzando a inigualável paisagem que o percurso traçado pela organização do Raider oferece, a intenção da organização é lançar um sinal para a necessidade de conhecer o país e as suas potencialidades.

A grande caravana parte do Sumbe, pernoita nas margens da foz do Rio Cunene e segue para Montenegro, passando por Ruacaná, Baía dos Tigres, Changongo, Lubango, Huambo e Waku Kungo, o ponto de chegada e local escolhido para o encerramento da oitava edição do Raider.

O evento é o resultado da cooperação entre a cidade portuguesa de Almada e Porto Amboim, no Cuanza Sul, no âmbito da geminação dos dois municípios. Pedro Cristina, da organização, falou do pouco interesse dos angolanos em participar no evento, que já vai em oito edições, e destacou o papel do Raider Cuanza Sul na promoção do potencial e da beleza paisagística do país e na divulgação do turismo.

“Para que se faça turismo é fundamental que as pessoas conheçam os sítios e ganhem interesse”, referiu.

“Não existe ainda a cultura de conhecer o país através de um Raider. Poucas pessoas conhecem as maravilhas do país em termos de paisagem. Os angolanos com dinheiro passam as férias no exterior”, referiu Pedro Cristina, alertando para a situação da carestia dos serviços turísticos: “O turismo interno é ainda muito caro tanto a nível dos hotéis como dos serviços, o que desencoraja os nacionais.”

Com o Raider, disse, desbrava-se lugares pouco frequentados e ajuda-se a divulgar o turismo e as suas muitas facetas. O Raider Cuanza Sul termina no dia 16 de Junho.

FacebookTwitterGoogle+