Projectos sociais promovem o progresso

Fotografia: João Gomes
O Programa de Combate à Pobreza e de Desenvolvimento Rural, a circulação do comboio do Caminho de Ferro de Benguela no Luena e a modernização do aeroporto local são as principais conquistas da província desde a paz, disse, ontem, ao Jornal de Angola, o soba do Bairro Kapango, António Chiteno.
Aquela autoridade tradicional indicou que a construção de escolas hospitais e centros de saúde, a melhoria de abastecimento de energia eléctrica e água potável, assim como o desenvolvimento da agricultura são outros ganhos registados em doze anos de paz.
O soba referiu ainda a construção e reabilitação de estradas pontes, residências para a juventude e antigos combatentes e a implementação dos projectos agrícolas, através de concessão de créditos de campanha. António Chiteno pediu a ajuda da população para apoiar as acções do Executivo que visam a preservação da paz, a promoção do diálogo, da democracia, da unidade e reconciliação nacional.
A execução de vários projectos sociais no Moxico, segundo o soba, tem contribuído para o aumento de novas infra-estruturas que estão a diversificar a oferta de serviços sociais básicos a população, no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento e Combate à Pobreza.
Na província está ainda em curso a construção de dois hospitais municipais no Moxico e Camanongue, com capacidade para 100 a 74 camas e a reabilitação e modernização do hospital provincial. Para reforçar o quadro de pessoal médico, o governo da província celebrou contratos com especialistas estrangeiros que estão a trabalhar em todos os municípios. O objectivo é aumentar a oferta de serviços e melhorar a assistência médica e medicamentosa prestada à população.
No domínio da Educação, a província do Moxico vai contar com 94 novas escolas até próximo ano. O aumento das infra-estruturas escolares vai permitir reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino.Para melhorar o fornecimento de energia eléctrica na cidade do Luena earredores, está em curso um programa de colocação de postos de energiaem todos os bairros através do sistema pré-pago.
Quanto ao abastecimento de água o governo da província está a construir o novo centro de captação e distribuição a partir do rio Lumeje, cujos trabalhos incide na reabilitação de toda a rede domiciliária.
No sector da Habitação, destaca-se em todos os municípios a construção de 200 fogos habitacionais e casas evolutivas, no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza. Na Agricultura, o governo está a desenvolver dois grandes projectos agropecuários em Sacassange, a 14 quilómetros da cidade do Luena e de Camaiangala, no município de Camanongue.