Projectos do Executivo vão influenciar preços no mercado local
O ministro da Economia e Planeamento (MEP), Mário Augusto Caetano João, afirmou hoje que o Executivo angolano está a implementar projectos no domínio das infra-estruturas a fim aumentar a produção de bens e serviços e influenciar os preços dos produtos no mercado local.
Segundo Mário Caetano, os projectos no domínio das infra-estruturas visam também a promoção de iniciativas privadas.
Falando na abertura do workshop sobre Soluções de Crédito para o Agronegócio, sublinhou que o Executivo garante continuar a apoiar os empresários que tenham dado provas de eficiência, responsabilidade e compromissos com o futuro de Angola.
“ O apoio deve ser para os que contribuem para a transformação de riqueza potencial em riqueza real, com o realce para o aumento da oferta de emprego, que impacta o crescimento da economia e do bem-estar das populações”, sublinhou o ministro.
Mário Augusto Caetano João destacou a possibilidade de novas soluções para uma maior e contínua aposta do agro negocio na cadeia de valor da produção vegetal e animal, perspectivando a concretização dos programas e projectos do Executivo voltado à dinamização de investimento privado, fomento da actividade empresarial privada e aumento da produção nacional de bens e serviços.
De acordo com o ministro, Angola tem potencial para se tornar num dos países líderes no agronegócio em África, devido aos seus solos férteis e ricos e as condições climáticas favoráveis, adequadas à criação de animais e à plantação das mais variadas culturas.
Frisou que actualmente apenas 10% a 15% de cerca de 60 milhões de terras aráveis disponíveis para produção agrícola estão a ser utilizadas.
Actualmente, disse, o agronegócio está nos primórdios de mais uma revolução. “No centro estão os dados e conectividade, bem como a inteligência artificial, análise de dados e outras tecnologias emergentes que poderão aumentar ainda mais os rendimentos, melhorar a eficiência na utilização da água, fertilizantes, pesticidas e outros insumos”.
Afirmou que no país ainda tem muito por se fazer para que se possa utilizar os últimos avanços tecnológicos para o desenvolvimento do agronegócio.
Destacou o facto de o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registar um crescimento de 0,7 % durante o ano de 2021, quebrando os quatro anos consecutivos de recessão e contribuindo assim para o crescimento da economia de Angola.
O workshop teve como objectivos principais a busca de soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis para o agronegócio, através do financiamento bancário e não bancário, visando o alcance dos objectivos estratégicos do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), designadamente, o aumento da produção nacional, através do fortalecimento das cadeias produtivas.