Programa “Água para Todos” cobre 63 porcento da população rural
O programa do Executivo angolano “Água para Todos”, a ser concluído em 2017, durante o ano de 2015, concluiu várias obras que permitiram servir 257 mil 851 habitantes, em resultado da construção de 463 pontos de água e 120 sistemas de abastecimento de água, cifrando a taxa de cobertura da população rural com água em 63 porcento.
O facto foi anunciado hoje, quinta-feira, pelo Vice-Presiente da República, Manuel Vicente, quando procedia ao discurso sobre o Estado da Nação, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na na abertura da 4ª Sessão Legislativa da 3ª Legislatura da Assembleia Nacional.
O titular do poder Executivo não pôde estar presente no parlamento por “indisponibilidade momentânea”, segundo indica uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República.
“Deveremos, no entanto, continuar a prestar mais atenção à manutenção e reparação dos equipamentos a fim de se prolongar o seu tempo de vida útil”, frisou Manuel Vicente.
No que se refere à energia, foram realizadas acções de reabilitação e expansão das redes de distribuição nas principais cidades e municípios, tendo sido executadas 506 mil e 910 novas ligações.
Fez saber que no âmbito do Programa de Expansão da Capacidade de Produção e Transporte de Energia Eléctrica, foram instalados mais 533 megawatts em diversas províncias.
Por outro lado, manifestou que o executivo registou com agrado que no Sistema Nacional de Formação Profissional são formados em média mais de 27 mil jovens por ano, nos 714 cursos existentes.
A esse respeito, destacou também a inauguração de novas unidades de formação em vários municípios, que vão contribuir para que a capacidade formativa deste sub-sistema beneficie mais de mil jovens por ano.