Produção de diamantes em Angola abaixo do esperado

BANDEIRA DA REPÚBLICA DE ANGOLA
Angola produzirá este ano oito milhões de quilates de diamantes, menos dois milhões do previsto, anunciou hoje o presidente da Empresa Nacional de Diamantes (Endiama), Ganga Júnior.
Ao falar à margem do acto de divulgação dos vencedores do concurso público para outorga de direitos mineiros, realizado pelo Ministério dos Petróleos, Geologia e Minas, em Luanda, referiu que a queda na produção se deve às limitações impostas pela pandemia da covid-19.
Entretanto, a fonte explicou que a empresa está a trabalhar na sua reestruturação no sentido de aumentar a produção e se posicionar entre as três maiores mineradoras de diamantes do mundo.
Explicou que, para o efeito, estão a ser melhoradas as minas existentes, com destaque para a antiga concessão do Luvo e vão começar a exploração, embora de forma experimental, da mina do Luaxi (Lunda Sul), com o objectivo de aumentar a capacidade de produção.
Em 2019, o sector diamantífero em Angola produziu nove milhões, 121 mil e 515,07 quilates, explorados por 12 sociedades mineiras.