Produção de diamantes em Angola abaixo do esperado

BANDEIRA DA REPÚBLICA DE ANGOLA

BANDEIRA DA REPÚBLICA DE ANGOLA

Angola produzirá este ano oito milhões de quilates de diamantes, menos dois milhões do previsto, anunciou hoje o presidente da Empresa Nacional de Diamantes (Endiama), Ganga Júnior.

Ao falar à margem do acto de divulgação dos vencedores do concurso público para outorga de direitos mineiros, realizado pelo Ministério dos Petróleos, Geologia e Minas, em Luanda, referiu que a queda na produção se deve às limitações impostas pela pandemia da covid-19.

Entretanto, a fonte explicou que a empresa está a trabalhar na sua reestruturação no sentido de aumentar a produção e se posicionar entre as três maiores mineradoras de diamantes do mundo.

Explicou que, para o efeito, estão a ser melhoradas as minas existentes, com destaque para a antiga concessão do Luvo e vão começar a exploração, embora de forma experimental, da mina do Luaxi (Lunda Sul), com o objectivo de aumentar a capacidade de produção.

Em 2019, o sector diamantífero em Angola produziu nove milhões, 121 mil e 515,07 quilates, explorados por 12 sociedades mineiras.

FacebookTwitterGoogle+