Príncipe inglês Harry visita Angola

PRINCIPE HARRY DE GALES (ARQUIVO) FOTO: FRANCISCO MIUDO

PRINCIPE HARRY DE GALES (ARQUIVO)
FOTO: FRANCISCO MIUDO

 

08 Setembro de 2019 | 11h15 – Actualizado em 08 Setembro de 2019 | 11h14

O príncipe inglês Harry efectua, de 23 de Setembro a 2 de Outubro, uma digressão ao Sul de África, que o levará à Cidade do Cabo, África do Sul, ao Malawi, Botswana e Angola, confirmou, em comunicado, o Palácio de Buckingham.

Em solo angolano, o príncipe visitará o projecto de remoção de minas terrestres em Angola, processo destacado em várias fotos distribuídas mundialmente, por altura da visita ao país da sua falecida mãe, a princesa Diana.

As fotos de Diana, de 1997, com equipamentos de proteção enquanto caminhava entre placas vermelhas com caveiras, deram publicidade vital para à organização Halo Trust, cujo projecto em Angola destinava-se à retirada de minas deixadas durante a guerra.

Diana morreu alguns meses antes da assinatura do tratado internacional que proibiu o uso de minas terrestres no final daquele ano. A princesa do povo era uma das maiores defensoras da retirada das minas terrestres dos antigos campos de guerra.

O príncipe Harry já esteve em Angola para um projecto de desminagem, em 2013, seguindo os passos da mãe.

“Harry vai visitar o local onde a sua mãe foi fotografada. Ele verá como uma área que era um campo minado perigoso, em 1997, agora é uma rua movimentada com escolas, lojas e casas”, escreveu sexta-feira última o Palácio de Buckingham, em referência ao local, na cidade  do Huambo.

O palácio real britânico adianta que a visita será parecida com a que a princesa Diana fez há mais de 20 anos. “As fotografias da princesa Diana a visitar o local de limpeza de minas terrestres e a encontrar vítimas tornaram-se icónicas e poderosas imagens”, realça o comunicado.

“O duque está especialmente orgulhoso de continuar o legado deixado pela sua mãe com o seu trabalho em Angola”, lê-se.

O príncipe Harry, acompanhado da esposa, Meghan, e do seu filho, Archie, vão começar a viagem de 10 dias pela Cidade do Cabo, na África do Sul. Harry, de 34 anos, também vai a Malawi e Botswana, a pedido do Ministério das Relações Exteriores, acrescentou o Palácio de Buckingham.

À sua chegada ao Huambo, o príncipe Harry será recebido pela governadora de província, Joana Lima, que foi também a anfitriã da princesa Diana.

O príncipe Harry, sexto na linha de sucessão real, faz regularmente visitas oficiais em representação da rainha Isabel II, que é a líder da Commonwealth, a organização que junta 53 Estados membros, a maioria antigas colónias britânicas.

A viagem será a primeira oficial em família do duque e da duquesa de Sussex. Meghan, 37 anos, ex-actriz norte-americana, teve Archie, seu primeiro filho, em Maio.

 

FacebookTwitterGoogle+