Primeiro-Ministro Italiano menciona Angola para ilustrar importância de África

Foto: Tarcísio Vilela

Foto: Tarcísio Vilela

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, mencionou Angola como exemplo para ilustrar a importância de África no caminho do desenvolvimento, durante o novo programa informativo ‘Anno Uno’ da estação televisiva privada ‘La 7′.

O chefe do governo italiano referiu-se brevemente a Angola, na última quinta-feira, quando debatia, numa mesa redonda, com 24 jovens italianos e estrangeiros que vivem na Itália, temas ligados à imigração e à proliferação de movimentos anti-imigrantes e anti-europeus.

Renzi disse que “não devem ver a África como um continente onde os seus habitantes procuram fugir. Não é assim!”. “Vejam por exemplo Angola, que nos últimos anos está a pensar criar um fundo soberano que será superior aos nossos investimentos, porque com as suas riquezas cresce de modo extraordinário”.

Na mesma senda referiu-se à Líbia, onde a companhia petrolífera italiana ENI teria uma facturação de três biliões de euros por ano, se tivesse estabilidade política.

Referindo-se à Nigéria, Matteo Renzi manifestou a sua indignação pelo rapto de crianças por grupos islâmicos extremistas.

O “Anno Uno”, que vai ao ar todas as quintas-feiras à noite, é um programa de actualidade política, económica e social de grande audiência na Itália, sendo que este último foi visto por cerca de 2,2 milhões de telespectadores.

FacebookTwitterGoogle+