Primeira-dama inaugura complexo escolar em Cacuaco

O complexo escolar do ensino primário e do 1º ciclo do Ensino básico “São Francisco de Assis”, com capacidade para dois mil e 400 alunos foi inaugurado esta sexta-feira, no bairro Alto da Vidrul, Cacuaco, pela Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.
A instituição, a ser gerida pelo memorando de cooperação entre o Ministério da Educação e a Igreja Católica, conta com 20 salas de aulas, cada com uma capacidade para 35 alunos por turma, uma biblioteca, sala de informática, laboratório, campo multiusos, balneários adaptados para crianças especiais e cozinha.
Ana Dias Lourenço regozijou-se com a conclusão do complexo, uma vez que vai contribuir para a robustez do sistema de educação, ajudando a criar pessoas educadas e respeitosas, tanto para a comunidade ao redor da escola como para o país.
“(…)Demorou algum tempo desde Dezembro de 2017, por isso gostaria de partilhar o sentimento de alegria e satisfação por ter conseguido transformar, com o nosso esforço e com a participação de pessoas de boa vontade, uma escola ao ar livre com duas salas de aulas, de chapas e cadeiras de latas, neste empreendimento”, frisou.
Ana Dias Lourenço agradeceu os doadores que directa e indirectamente contribuíram para a construção da escola.
Este complexo escolar do ensino primário e do 1º ciclo do Ensino básico “São Francisco de Assis” nasceu da vontade madre Generosa Canguya, da ordem Pia União das Franciscanas que gere o centro de acolhimento Lar de Nazaré.
O lar acolhe 36 meninas dos quatro aos 18 anos de idade e que tinha uma pequena escola que servia também a comunidade.
Segundo a ministra da Educação, Luísa Grillo, representa mais um passo no desenvolvimento desta comunidade.
“É uma escola com todas as condições, e esperamos que os nossos grandes parceiros, as igrejas, particularmente a católica e a metodista, que contribuam com acções desta natureza”, disse.