Presidente do Uganda regressa ao seu país

Foto: Pedro Parente

Foto: Pedro Parente

O Presidente do Uganda, Yoewri Musseveni, deixou na manhã de hoje, quarta-feira, o país após ter participado na mini – cimeira dos Chefes de Estados e de Governo da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), decorrida em Luanda.

O encontro, que adoptou a denominada “Declaração de Luanda”, abordou principalmente a actual situação de instabilidade reinante na República Democrática do Congo (RDC), para além de aprovar algumas recomendações e decisões.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado, com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África Oriental, que incluem alguns dos lagos mais profundos do mundo.

A maior parte destes lagos foi formada há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Rwanda, Burundi, RD  Congo, Malawi e Moçambique.

São membros da CIRGL Angola, Congo, RD Congo, Zâmbia, Sudão do Sul, Rwanda, Tanzânia e Uganda. A África do Sul participou no encontro como convidado.

FacebookTwitterGoogle+