Presidente Sassou Nguesso chega a Luanda

Foto: Angop
O Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, chegou ao meio da manhã de hoje (segunda-feira), a Luanda, para uma visita oficial de 24 horas A Angola, a convite do Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, no quadro do reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois países e povos.
No complexo presidencial do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista congolês recebeu os cumprimentos de boas-vindas do ministro das relações exteriores, Georges Rebelo Chikoti, acompanhado de outros membros do executivo e diplomatas acreditados nos dois Estados vizinhos.
Na parte exterior do aeroporto, cerca de quinhentos cidadãos, membros da comunidade congolesa residente em Luanda, reuniram-se com cânticos, panfletos e bandeiras do seu país, a fim de saudar a deslocação do Presidente Denis Sassou N’guesso a Angola, que chefia uma delegação governamental integrada por ministros e altos funcionários do Estado.
Segundo o programa de actividades para as 24 horas de estada em Angola, o Presidente Denis Sassou Nguessoi visita o Memorial Doutor António Agostinho Neto, em Luanda, reunindo-se em seguida com lo seu homólogo angolano, Presidente Eduardo dos Santos, com quem vai analisar o estado actual da cooperação bilateral.
As relações de cooperação entre os dois países têm a sua base jurídica no Tratado de Amizade e Cooperação assinados, em Luanda, aos 24 de Setembro de 1976, pelos malogrados Presidentes de Angola, António Agostinho Neto, e do Congo, Marien N’gouabi.
Angola e o Congo mantêm excelentes relações de cooperação e amizade desde o alcance das suas independências, com destaque para as áreas político – diplomática, educação, petróleos, cultura, transportes, comércio, agricultura e em outros sectores com menos impacto.
A visita ocorre numa ocasião em que Angola acolhe uma mini Cimeira de Chefes de Estado e de Governos das Repúblicas de Angola, África do Sul, Congo, Congo Democrático (RDC), Ruanda, Tanzânia e Uganda, a ter lugar na capital do país, a 25 de Março (terça-feira), do qual o estadista congolês participará igualmente.