Presidente Déby chega a Luanda

Fotografia: Reuters

Fotografia: Reuters

O Presidente do Chade realiza a partir de hoje uma visita oficial de 48 horas a Angola. Idriss Déby Itno, que é o presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), reúne-se amanhã com o Presidente José Eduardo dos Santos, líder da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

A agenda do encontro não foi divulgada, mas é ponto assente que os dois líderes africanos vão abordar a actual conjuntura do continente, marcada pelo ressurgimento de bolsas de conflitos que põem em causa a estabilidade e o desenvolvimento de África, os efeitos da crise económica mundial e as alterações climáticas.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores informa que Idriss Déby Itno vai também amanhã à Assembleia Nacional para um encontro de cortesia com o presidente do Parlamento, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e participar numa sessão solene extraordinária.

Hoje à tarde, o Presidente do Chade tem programado visitas à SONILS, base de apoio logístico à indústria petrolífera, e à Centralidade do Kilamba, o maior projecto imobiliário promovido pelo Executivo, no âmbito da estratégia para a eliminação do défice habitacional e melhoria das condições de vida das famílias angolanas. Na SONILS, o Presidente Idriss Déby Itno é acompanhado pelo ministro dos Petróleos, por representantes da direcção da empresa, enquanto na Centralidade do Kilamba é acompanhado pelo governador provincial de Luanda e pelo responsável da urbe.

No mês passado, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, foi recebido, em Djamena, pelo Presidente Idriss Déby Itno, a quem entregou uma mensagem do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na qual expressava as “excelentes relações” de amizade e de cooperação entre os dois países.

Georges Chikoti e Idriss Déby Itno aproveitaram a ocasião para abordar questões bilaterais, particularmente a cooperação no sector dos petróleos e da energia. Os dois interlocutores abordaram a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento nas regiões da África Central e dos Grandes Lagos, nomeadamente na República Centro Africana, Sudão do Sul e República Democrática do Congo (RDC).

Durante a audiência, foram abordadas questões regionais relativas às deliberações tomadas pela V Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), realizada a 15 de Janeiro, em Luanda, e durante a qual Angola assumiu a presidência rotativa da organização.

FacebookTwitterGoogle+