Presidente da Comissão da União Africana está em Luanda

Foto: Pedro Parente
A presidente da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini Zuma, chegou esta tarde a Luanda, em trânsito para a República Centro Africana (RCA), onde vai presenciar a transferência das tropas africanas para a Missão das Nações Unidas (Minusca).
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a líder da Comissão da UA recebeu cumprimentos de boas-vindas do director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), Joaquim Espírito Santo, e de funcionários da embaixada sul-africana em Angola.
Em breves declarações à Angop, o embaixador Joaquim Espírito Santo disse que, durante a sua estada de 24 horas em Luanda, a responsável da UA vai passar em revista, com as autoridades angolanas, o estado da cooperação entre Angola e a União Africana (UA).
“A senhora Nkosazana Dlamini Zuma viaja apenas segunda-feira para Bangui, pelo que vai aproveitar a sua permanência no país para abordar o estado da cooperação entre Angola e a organização africana, bem como as formas para a sua dinamização”, referiu.
Em relação a transferência das tropas africanas para a missão das Nações Unidas, o responsável do Mirex acrescentou que a ONU autorizou o envio de 10 mil militares para a RCA, que formarão a Minusca, em substituição dos soldados da Força Africana (Misca), que patrulham o país há vários meses.
“Como sabe, o processo de paz e estabilidade da RCA exige a participação da Comunidade Internacional e é nesse âmbito que a ONU criou uma operação de paz, para substituir a missão da União Africana”, referiu.