Presidente angolano aborda com homólogo tanzaniano situação na Região dos Grandes Lagos

Foto: Angop
O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, manteve hoje (sábado), em Luanda, um encontro privado, com o seu homólogo da Tanzânia, Jakaya Kikwete, com quem abordou a cooperação bilateral e a situação na Região dos Grandes Lagos.
Nesta região do continente africano persistem ainda alguns conflitos armados no leste da República Democrática do Congo, na República Centro Africana e entre o Sudão e o Sudão do Sul, e o Presidente José Eduardo dos Santos tem procurado soluções para os mesmos.
O estadista angolano assume desde Janeiro deste ano, por um período de dois anos, a presidência da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), em substituição do Uganda, que assumia o cargo desde 2011.
A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram esta parte do continente, em 1994, os quais levaram ao reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço conjugado para a promoção da paz e o desenvolvimento da região.
São membros da CIRGL, além de Angola, o Congo-Brazzaville, Rdcongo, Zâmbia, Sudão do Sul, Rwanda, Tanzânia e Uganda.
O presidente tanzaniano encontra -se na capital do país desde hoje (sábado) e tem regresso para o seu país, previsto para este domingo.