PR analisa conflitos mundiais com ministro alemão das relações exteriores
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebe hoje em audiência, na capital do país, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank – waltersteimeier, com quem vai analisar os problemas da região dos grandes lagos e os que afligem actualmente a Europa.
Esta informação foi avançada terça-feira à Angop, pelo embaixador da Alemanha em Angola, Jorg-Werner Maquardt, acrescentando que o reforço das relações bilaterais será a tónica dominante do encontro, mas que os conflitos que o continente africano e o europeu vivem actualmente também merecerão atenção.
Neste particular, o diplomata alemão referiu-se à questão da segurança na região dos grandes lagos, em particular na República Centro Africana, à instabilidade no leste da República Democrática do Congo, aos problemas entre a Rússia e a Crimeia e outros que se registam pelo mundo inteiro.
“Afinal não é só África que tem problemas, mas sim o mundo inteiro. E neste momento a Europa também está mergulhada em conflitos tristes. Portanto, durante esta audiência o Chefe de Estado Angolano e o ministro das Relações Exteriores da Alemanha vão abordar situações regionais e mundiais” – sublinhou.
Jorg-Werner Maquardt, que falava à Angop por ocasião da chegada ao país do chefe da diplomacia alemã, Frank – waltersteimeier, descartou a assinatura de novos acordos de cooperação, de momento, mas admitiu que Angola continua entre as prioridades dos investimentos da Alemanha em África, nos diversos domínios.
Durante os dois dias em solo angolano, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, deverá manter igualmente encontros com o seu homólogo, Georges Rebelo Pinto Chikoti, com o ministro da Economia, Abraão Pio dos Santos Gourgel, assim como, com empresários nacionais e do seu país.
Da agenda, constam ainda visitas ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola, e ao Museu das Forças Armadas Angolanas (também conhecida como Fortaleza de São Miguel), ambos monumentos localizados em Luanda. Depois, a missão empresarial alemã ruma para o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro de regresso à Alemanha.