PR aborda aspectos ligados à situação nos Grandes Lagos com presidente da União Africana

Foto: Francisco Miudo
O Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu em audiência hoje, segunda-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, a presidente em exercício da Comissão da União Africana, Nkosozana Dlamine Zuma, com quem abordou questões relacionadas com os últimos desenvolvimentos da situação reinante na região dos Grandes Lagos e em outras do continente africano.
À saída do encontro, Nkosozana Dlamine Zuma, adiantou à imprensa que consultou o Estadista Angolano, na qualidade de Presidente em exercício da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e que no encontro “foram discutidos um conjunto de assuntos ligados à situação de paz e segurança na República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Sudão do Sul, Líbia e Somália”.
“Discutimos igualmente questões atinentes ao desenvolvimento de Angola, o desenvolvimento das comunidades economias regionais, da União Africana, infra-estruturas e sua suas reabilitações”, referiu a Presidente da União Africana.
Zuma está em Luanda em trânsito para a República Centro Africana, onde vai assistir a transferência de mandato dos efectivos das Forças da Missão Internacional de Verificação neste pais para as Forças de Manutenção de Paz das Nações Unidas.
Durante a audiência de cerca de uma hora, segundo Nkosozana Dlamini foram ainda analisados com Presidente José Eduardo dos Santos aspectos relativos ao financiamento da União Africana, “porque Angola é um dos países que acredita que esse organismo deve ter fundos próprios, com vista a tomar decisões e serem implementadas com base em recursos próprios”.
Explicou que o estadista angolano manifestou o seu apoio relativamente ao processo “Obasanjo” , que é um projecto em que a União Africana está estudar vias de financiamento para que as recomendações e as actividades deste órgão tenham resolução com base em recursos provenientes de fundos próprios e encontrar fontes alternativas de financiamento para resolução dos problemas do continente.
A representante da União Africana manifestou o seu apreço pelo facto de Angola ser um dos países que tem as suas quotas em dia a nível desta instituição, bem assim como o apoio que as autoridades angolanas têm prestado a esse organismo não apenas no contexto individual mas sim também a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Assistiu à audiência o Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti.